• O BLOG MUDOU DE ENDEREÇO! CLIQUE AQUI E ACESSE byjaque.com
  • O conto por trás do conto

    segunda-feira, fevereiro 06, 2012


    Acho que todo mundo conhece o conto da Bela e a Fera, pelo menos já ouviram falar. Para quem não sabe é a história de uma jovem que é obrigada a viver em um castelo, convivendo com um príncipe transformado em fera. Onde com o tempo ela aprende a amá-lo, valorizando sua beleza interior. Assim quebrando o feitiço. Aliás na sexta (dia 3) o conto estreou nos cinemas em 3D, e o próximo lançamento será de Procurando o Nemo em 3D.

    O filme foi lançado pela Disney em 1991, mas houve bastante modificação na história. A história foi publicada pela primeira vez na França, em 1740, pela Dama de Villeneuve. E 16 anos depois ela foi recontada pela madame Jeanne-Marie Leprince de Beaumont, que alterou um pouco a versão original. Para ler a história original clique em Leia Mais.

    Essa versão foi recontada pelas palavras do jornal Estadão:

    Bela era a filha mais nova de um comerciante muito rico e tinha três irmãos e duas irmãs que adoravam o dinheiro, o luxo e a riqueza. Diferentemente das irmãs, que gostavam de mostrar seus lindos vestidos, Bela era uma moça simples, humilde e boazinha. Acontece que por uma ironia do destino, o mercador ficou pobre. Só restou a ele uma casinha afastada da cidade. As irmãs de Bela morriam de vergonha. Mas ela tentava ajudar seu pai como podia.

    Um dia, o comerciante foi para a cidade, esperançoso em fazer bons negócios. As filhas mais ambiciosas pediram a ele joias e vestidos, mas Bela só pediu que lhe trouxesse uma rosa. Quando voltava para casa, caiu uma tempestade de vento e neve sem igual e o pai resolveu se refugiar em um castelo que havia no caminho. Que surpresa ele teve ao descobrir que o castelo era encantado.

    No dia seguinte, após ter dormido bem e jantado na noite anterior, o mercador decide partir. Ao passar pelo jardim do castelo, viu muitas rosas e se lembrou do pedido da filha mais nova. Então, retirou uma do roseiral. Isso despertou a fúria da Fera, que até então ele não havia visto. O monstro ficou tão furioso com o comerciante que impôs uma condição para deixá-lo ir embora vivo: trazer uma de suas filhas para morrer em seu lugar ou retornar ele mesmo dali a três meses, no máximo. O homem não queria as filhas mortas, mas pensou que essa era uma oportunidade de dar um último abraço nelas.

    Em casa, o pai contou a história toda e Bela se ofereceu para o sacrifício, depois que suas irmãs a acusaram de condenar o pai à morte. Ela foi com a certeza de que a Fera a mataria. Mas não foi isso que aconteceu. Aos poucos, o monstro foi mostrando um lado gentil e sensível e começou a pedir a moça muitas vezes em casamento. Bela o achava feio e meio rude, por isso recusava o convite, mas acabou se afeiçoando ao bicho.

    Certa vez, Fera deixou que Bela visitasse sua família. Mas com a condição de retornar no prazo de uma semana. Para isso, bastaria que a moça colocasse seu anel sobre a mesa e, num passe de mágica, ela estaria de volta ao castelo. Acontece que as irmãs de Bela ficaram com inveja dela, vendo seus vestidos bonitos e sua felicidade. Então, fizeram a moça ir ficando, ficando, ficando até que se passou mais de uma semana. As irmãs invejosas queriam que a Fera ficasse irritada com a Bela e a devorasse! Um dia, Bela sonhou que o monstro estava morrendo e decidiu voltar. Seu sonho estava certo: ela encontrou Fera no jardim, morrendo porque não comia mais.

    Foi nesse momento que Bela percebeu que amava a Fera e aceitou o pedido de casamento. Assim que falou isso, o monstro virou um lindo príncipe. Ele estava condenado a viver como Fera até que alguém aceitasse se casar com ele. No fim, eles se casaram e viveram felizes para sempre.

    Do mesmo jeito é lindo, e quem diria que essa história viraria um dos contos de mais sucesso da Disney.

    Agora, algumas imagens:


    PS: Me empolguei com as imagens /blush

    Leia Também

    15 comentários

    1. Ai, é um dos meus preferidos #ever. Gostei muito da versão recontada do Estadão, mas prefiro a do filme mesmo.

      http://estilooque.blogspot.com/

      ResponderExcluir
    2. Nunca tinha parado para ler a historia, mas ela e um pouco diferente do que imaginava (pra melhor).

      ResponderExcluir
    3. Ah quando menor eu era fanática pelas princesas! A bela e a fera era meu segundo conto favorito, perdendo apenas para A pequena Sereia hihi.
      Bjs.

      ResponderExcluir
    4. Aaaah. eu já tinha lido essa versão! Gosto muiiiiito! E as imagens são muito lindas.

      Flor, tem selinho para você no meu blog. Espero que goste! (:

      http://geracaoglam.wordpress.com/

      ResponderExcluir
    5. Bela e a Fera é lindo, sério, e agora em 3D *-* http://sorriso-espontaneo.blogspot.com/

      ResponderExcluir
    6. as historias da Disney sempre são diferentes das originais mas ainda assim eu gosto, não lembro muito do filme A Bela e a Fera lembro só da parte deles no jogo Kingdom Hearts e era muito fofo <3

      http://himi-tsu.blogspot.com/

      ResponderExcluir
    7. É um dos meus clássicos da Disney favoritos! Essa história é muito linda <3 Adorei também a versão de "A Fera" (livro e filme) que se passa nos dias de hoje e é contada pela visão da fera.. gostei muito!
      Queria ir assistir mas e companhia, né?
      Beijos!!

      Ann;
      Vinte & Poucos

      ResponderExcluir
    8. Oi Jaque!
      Nossa, sabe que eu nunca tinha parado pra pensar na história com tantos detalhes assim... Gostei!
      Beijo e boa noite pra vc
       Just Carol

      ResponderExcluir
    9. Eu adoooooro a Bella, é a minha personagem Disney favorita!
      Na minha opinião, a mais bela <3

      ;*

      ResponderExcluir
    10. Ah, junto com Mulan é o melhor conto da Disney pelo fato da Bela ser culta, estudar e não ficar com o carinha rico e bonito e arrogante da cidade dela =D Os desenhos são lindos, quero ver em 3D logo!!! Ta rolando sorteio no meu blog, se quiser participar, está convidada =)
      http://pinkydress.blogspot.com/p/sorteio_18.html

      ResponderExcluir
    11. ai que lindas imagens. apesar de não ser a minha princesa preferida eu sei reconhecer o quanto são lindas as imagens.

      lá no blog está rolando um SUPER SORTEIO, acho que você vai se interessar então entre no link do blog www.leonapoet.com e veja :)

      ResponderExcluir
    12. Amei o post e o blog!
      http://blogvidaderepublica.blogspot.com

      ResponderExcluir
    13. Acho linda a história da Bella, mas ainda não conhecia essa versão. Como você mesma disse é linda do mesmo jeito. Adorei. *-*

      Beijos, Nathy

      http://naahthaliaa.blogspot.com/

      ResponderExcluir
    14. Meu filme preferido, desde de pequena, com certeza! A história é linda, já tinha lido essa versão que você postou, prefiro a da Disney. Queria tanto ver em 3D deve ser incrível! Amei as fotos!
      Beijos
      ourlifesanddreams.blogspot.com

      ResponderExcluir
    15. Esse é o meu filme favorito da Disney é tãão perfeito!

      ResponderExcluir

    Os comentários desse blog são moderados, portanto só serão publicados após aprovação. Comentários com propagandas, divulgações e comentários pedindo para seguir não serão aprovados. Deixe o link do seu blog caso queira que eu retribua algo. Obrigada.

    Instagram

    Subscribe