Fotografia: Light Painting

quinta-feira, abril 05, 2012

O Light Painting ou Light Drawing é uma técnica realizada no escuro com o uso de uma ou mais fontes de luz. Traduzindo ao pé da letra fica "Pintar com a Luz". No Tumblr, Flickr e no We♥it há várias imagens neste estilo, sejam frases ou desenhos. Além de ficar lindo, é fácil e divertido de se fazer!



VOCÊ VAI PRECISAR DE:
Câmera  que suporte longas exposições (leia mais sobre exposições aqui). Se for uma DSLR vai gerar um melhor resultado, mas também é possível fazer com compactas avançadas que possuam foco manual;

 Tripé ou algo para você apoiar a câmera, para que não haja a possibilidade das fotos saírem tremidas. Você pode usar uma pilha de livros, por exemplo;

 Alguma fonte de luz. Vale de tudo: vela, isqueiro, lanterna, flash, celular (se você optar por vela e isqueiro tome cuidado para não incendiar sua casa, caso isso ocorra deixe uma mochila pronta com suas roupas e objetos favoritos, e saia correndo com ela);

 Roupas escuras, para não aparecer.

O ideal é fazer de noite, mas dá para fazer de dia se o ambiente estiver bastante escuro.


PARA DESENHAR:

01. Coloque sua câmera em uma posição estática e firme, de preferência usando um tripé ou uma pilha de livros, hihi. Se tiver um controle remoto para o modo bulb, use; senão use o timer para que sua câmera não trema.

02. Marque o tempo de exposição e o diafragma. Deixe o diafragma bem fechado para aumentar a profundidade de campo e garantir que seu desenho sairá em foco.

03. Focalize o ponto central do seu desenho. Se sua câmera não tem foco manual, veja se tem a opção de travar o foco a partir de um ponto e faça isso. Foque um objeto na cena, trave e se necessário remova-o.

04. Deixe a lente no ângulo mais aberto possível ou use uma lente grande angular, pelo menos nas primeiras tentativas, assim não corre o risco de desenhar pra fora do quadro. Observe bem o quadro da foto, saiba onde são os limites para não ultrapassar na hora de desenhar e perder sua obra de arte.

05. Apague as luzes (se houver alguma acesa).

06. Clique e corra para desenhar.

No começo você pode sentir algumas dificuldades, e os desenhos poderão ficar super toscos /tongue
Mas depois você pega o jeito. Faça testes com o obturador e o diafragma para encontrar o melhor jeito de "criar sua obra".

MINHAS OBRAS DE ARTE:


Tentativa frustada de escrever xoxo.

DICA:

Para fazer desenhos das mais diversas cores, eu recomendo baixarem um aplicativo para celular de lanterna, que tenha a opção de alterar a cor dela. Eu usei este aqui: Lanterna cor - Color Flashlight para Android. Tem várias opções de cores, e você pode ajustar o brilho, efeito, etc. E ele é o mais leve da categoria.


Espero que tenham gostado! Quem fizer pode mandar fotos para a gente ver.

Leia Também

0 comentários

Os comentários desse blog são moderados, portanto só serão publicados após aprovação. Comentários com propagandas, divulgações e comentários pedindo para seguir não serão aprovados. Deixe o link do seu blog caso queira que eu retribua algo. Obrigada.

Instagram

Subscribe