• O BLOG MUDOU DE ENDEREÇO! CLIQUE AQUI E ACESSE byjaque.com
  • Meu primeiro mês na faculdade

    sábado, abril 05, 2014


    Essa semana completou-se um mês que eu comecei a cursar a faculdade. E sim, eu poderia ter escrito um post sobre o primeiro dia ou quem sabe sobre a primeira semana, mas sinto que não havia experimentado realmente essa nova “etapa”. Decidi dividir o post nos seguintes tópicos: o curso, o primeiro dia (trote) e as diferenças do ensino médio e a faculdade. E já quero me desculpar pela qualidade facebook da foto.


    Arquitetura é a arte de projetar e organizar espaços internos e externos, de acordo com critérios de estética, conforto e funcionalidade. O trabalho do arquiteto é projetar e coordenar a construção ou a reforma de prédios e casas. Como urbanista, sua tarefa é planejar o crescimento de cidades e bairros. – Guia do Estudante.

    Desde pequena (aos 11) já sabia o que queria ser, e desde então nunca mais mudei de ideia. (In)felizmente não sei como é passar pela aquela angústia de não saber que curso escolher. Descobri que queria cursar Arquitetura e Urbanismo através do jogo The Sims, onde minha parte preferida do jogo era montar a casa e decorar. Costumava reproduzir no jogo as plantas daqueles folhetos que são geralmente distribuídos nos semáforos.

    É claro que depois eu procurei me informar mais sobre a profissão (arquiteto não faz só plantas), cheguei até a procurar outras áreas que eu poderia seguir, mas a “paixão” pela arquitetura, se assim podemos dizer, sempre foi muito mais forte. Considerei outros critérios na hora da escolha, como a questão das habilidades: sempre tive um lado artístico e criativo, gosto de desenhar, criar, sou apaixonada por artes (fotografia, música, dança, cinema...) e acho o máximo podermos transformar as pessoas e a vida delas com o nosso trabalho. E mais, sabem daquela história de que não devemos fazer algo pelo dinheiro? É a mais pura verdade. Se fizermos o que gostamos, porque amamos fazer aquilo, faremos isso bem e melhores do que aqueles que estão apenas interessados na questão financeira. Todo esse amor e esforço vão ser recompensados de alguma forma e o dinheiro será apenas consequência.

    “Escolha um trabalho que você ame e não terás que trabalhar um único dia em sua vida.” - Confúcio


    Como qualquer outro ser humano eu também senti aquele frio na barriga no primeiro dia. Eu não sabia muito bem o que esperar e não conhecia ninguém lá. Ao chegar na faculdade houve uma breve apresentação do curso (já que eles iriam explicar mais detalhadamente no decorrer da semana) e um trote solidário para nos conhecermos melhor e haver integração dos alunos. Na minha instituição o trote é proibido, então os veteranos estavam na rua próximo a faculdade e só participava quem queria. Se você falasse que não queria participar ninguém mexia com você, caso você quisesse entrar na “brincadeira” eles jogavam tinta, spray, farinha e cola. Em outros casos cortavam a sua roupa, se você permitisse, e pediam para você pedir dinheiro no semáforo. No meu caso, só fiquei na parte da tinta. Acho importante ressaltar que trote é algo que deve ser saudável, só faça aquilo que você se sinta confortável e a vontade.


    Este tópico na verdade é bem relativo, pois depende muito da escola em que você cursou e a faculdade para onde está indo, além, é claro da sua personalidade. As conversas, grupinhos, encrencas, e brincadeiras são quase as mesmas, parecem que vieram da escola. Mas, a principal prova e diferença da escola é a questão da liberdade e escolha. Na faculdade se você quiser faltar, você falta, sai da aula no horário que quiser, não precisa de permissão e se quiser nem volta. Ali, você está pagando pelo serviço e o usa da maneira que quiser. No entanto, faculdade também implica responsabilidade. Você até pode não querer assistir as aulas daquele professor, mas caso você vá mal na prova ele não fará esforço para te ajudar a recuperá-la já que ele nunca te vê nas aulas. Há também a questão do uniforme, na minha escola, por exemplo, era obrigatório e na faculdade você vai com a roupa que quiser (não esquecendo do bom senso na hora de escolher), particularmente eu acho isso ruim já que demoro muito para escolher a roupa e que logo na primeira semana parece que você já usou tudo e não tem mais o que vestir. A minha dica é investir nos acessórios!

    Sei que o post ficou enorme, tentei resumir, mas ficaria incompleto. Se tiverem alguma dúvida ou experiência que queiram compartilhar é só deixar nos comentários! Alguém mais já passou por isso?

    Leia Também

    19 comentários

    1. au, faculdade... deve ser tão legal! Sou louca pra sentir esse friozinho na barriga e tudo mais hha
      Xx

      S2juuh.blogspot.com

      ResponderExcluir
    2. Me identifiquei muito com você.
      Desde novinha que eu quero fazer faculdade de arquitetura. Eu amo me envolver com pessoas, artes, e desenhas plantas. Sei que não é só rabiscos. Envolve cálculos e tals. Passei pra o segundo ano do ensino médio, e agora estou muito preocupada porque eu não sou boa em física, matemática. Essas matérias de cálculos! Como você lhe dar com isso?

      ResponderExcluir
    3. Nossa, é tão bom o começo de tudo, o decorrer... É uma realização.
      E que legal que as pessoas na tua instituição respeitam isso de trote. Pena que na maioria dos casos, fazem o descaso com a situação.

      ResponderExcluir
    4. Que blog lindo o seu!!! Parabéns!!!
      Puxa, seu post me lembrou meu começo de faculdade... eu fiz publicidade, mas o começo é sempre igual, né? Os trotes, a gente perdido sem saber que sala ir...
      Tomara que você se divirta muito e se encontre no curso.
      Boa sorte!!!

      Beijos!
      Andréia Campos
      http://petitandy.com

      ResponderExcluir
    5. Que legal, Jaque!
      Poxa, voce estava sumida, fico feliz que tenha voltado, adoro seu blog!
      Parabéns pela escolha do curso (que também ja foi meu sonho fazer arquitetura) e muito sucesso!
      Beijos

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Obrigada Jessica!!! Sucesso pra você também ^_^

        Excluir
    6. Não há nada mais emocionante quanto conseguir algo tão grandioso, como estar numa faculdade estudando o que se gosta!
      Parabéns pela conquista e por ser decidida (comigo não foi assim, hahaha). Esse ano estou passando pelo fim da minha faculdade, é uma época de transição tão confusa quanto época de vestibular (acho que rende um post lá pro blog! hahaha).
      Eu já quis fazer arquitetura, mas nunca tive muita certeza das coisas e acabei que nem prestei pra isso. Mas também adorava construir casinhas no The Sims (na verdade era a única coisa que eu gostava de fazer, hahaha)
      Boa sorte na facul, porque passa muuuuuuuito rápido e é uma das melhores épocas da vida!

      Beijão!
      M.
      m-demarcela.blogspot.com.br

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Obrigada Marcela! Super aprovo o post no blog, hihi
        Bjos e boa sorte nessa transição ♥

        Excluir
    7. Adorei o post, me fez ter uma noção básica de como é a faculdade nos primeiros dias.
      Tenho muito medo de ir pra faculdade e não conseguir fazer amigos. :(
      Sou do tipo de pessoa que é muito calada e se ninguém for falar comigo, eu nunca falarei com ninguém (a não ser que seja caso de extrema necessidade). Eu não consigo conversar com alguém que eu não conheça (pessoalmente).
      E eu estou em dúvida entre BIOMEDICINA e LETRAS, coisas bem diferentes. :(
      Ah, são muitas coisas.. KKK
      www.primaverando.com.br

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Minha dica seria relaxar, pense que ninguém se conhece lá, todo mundo estará passando pela mesma situação que você. Você até pode não falar com ninguém no primeiro dia, mas tenho certeza que na primeira semana você já terá feito amigos :)

        Excluir
    8. Achei interessante a forma que vc descobriu o que queria fazer ahaha através de um jogo.

      <3
      Sempre curti esse curso, tenho muitos amigos arquitetos, mas segui uma área que não tem nada a ver: Finanças

      Sorte nessa nova etapa =*

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Chega até ser engraçado quando eu falo pras pessoas, hihi. Sorte e sucesso pra você também ♥

        Excluir
    9. Camila Lacerdajaneiro 06, 2016

      Já não tive a mesma sorte que voce. Depois de querer jornalismo e me formar em nutrição, vejo que talvez o jornalismo teria sido uma boa ideia. Esse curso é um mimo! Apesar de nada ser fácil por causa dos cálculos, a qual sou péssima, acho interessante demais esse curso *-*
      Parabens pela escolha, e olha: brilhe ....
      www.chadecalmila.com

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. E por que não tenta jornalismo? Tem uma moça (30) na minha sala que se formou em direito por causa do pai e agora esta fazendo arquitetura que é o sonho dela, acho linda essa determinação e "coragem". São vários cálculos mesmo, mas vale a pena, haha. Obrigada e desejo o mesmo para você!!!

        Excluir
    10. Que tudo, acho esta profissão linda.

      Beijos, G.R ♥ http://gabriellyrosa.blogspot.com

      ResponderExcluir
    11. Taiane Barbozajaneiro 06, 2016

      Meu sonho fazer arquitetura e urbanismo, pretendo chegar lá, amei o post, eu ia adorar se você fizesse mais posts sobre a faculdade, o curso, e como ta sendo a experiencia.

      Parabéns e muito sucesso ^^

      Beijos <3 http://taianebarboza.blogspot.com/

      ResponderExcluir
    12. Jully Almeidafevereiro 01, 2016

      Amei o post. Eu, infelizmente, não consegui de primeira com o ENEM e estou aqui morrendo sem saber oque fazer da vida e bate uma tristeza em posts como esse pois, poderia está, também, relatando como fora meu primeiro mês maaas, pulando o drama. Amei o post e as dicas. Concordo muito com a questão de que o trote tem que ser algo divertido e, diferente de você, não sei ainda oque quero fazer e cada dia quero algo diferente. Oque torna tudo mais difícil, não sabia que curso colocar no SISU e ProUni :o

      Enfim, amei o post e o blog, sua experiência que foi tranquila, aparentemente. Muitos beijos e sucesso ♡

      → estou apaixonada por aqui, mds


      http://prefiromargaridas.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
    13. Obrigada pelo carinho Jully! Acredito que tudo acontece no tempo certo. Talvez neste ano você ganhe mais experiências e descubra o que realmente quer fazer. Não pense que será um ano perdido, mas um ano de aprendizado. Eu sempre penso que se eu estivesse em outra faculdade, por exemplo, eu não teria tido as experiências que tenho hoje e nem conhecido minhas melhores amigas.
      Sucesso pra você e pro seu blog!!!

      ResponderExcluir

    Os comentários desse blog são moderados, portanto só serão publicados após aprovação. Comentários com propagandas, divulgações e comentários pedindo para seguir não serão aprovados. Deixe o link do seu blog caso queira que eu retribua algo. Obrigada.

    Instagram

    Subscribe